terça-feira, 8 de julho de 2008

O pior diretor do mundo.


Esse texto eu escrevi logo após a estréia de A Dama na Água. Mas com o recente lançamento do massacrado The Happening (que eu não vi nem vou ver), o conteúdo se mantém bem atual.

Ok, o título foi só pra chamar a atenção. Óbvio que o pior diretor do mundo provavelmente é um cara de quem ninguém ouviu falar. M. Night Shyamalan não é o pior diretor do mundo. É apenas um dos piores. Dito isso, vamos começar elogiando pra depois descer o pau. Quando vi O Sexto Sentido no cinema em 1999, foi uma experiência rara. Poucas vezes fiquei tão empolgado ao mesmo tempo com o roteiro e a direção de um filme. Quando descobri uma meia hora antes do fim o grande segredo que envolvia a história, fiquei genuinamente emocionado com a inteligência da coisa toda. E fiquei degustando os últimos minutos, esperando o grande momento da revelação. Obra-prima do cinema. Porém...

O Shyamalan resolveu continuar fazendo filmes. E tivemos que ver Corpo Fechado, Sinais e A Vila. Acho que talvez o grande problema do cineasta não seja a falta de talento, mas o fato de ele se achar muito mais talentoso do que de fato é. Isso acaba levando seus filmes a um grau de auto-reverência tão grande que chega às raias do ridículo. Shyamalan leva seu mundinho a sério demais. Spielberg que é o Spielberg deixa transparecer mais humildade na sua obra. Os filmes do Shyamalan sempre têm 107 minutos de duração. Além disso, o diretor é tão pretensioso que não se satisfaz em ficar por trás das câmeras e sempre dá um jeito de mostrar a carinha em seus filmes. O outro famoso por fazer isso atendia pelo nome de Alfred Hitchcock. Preciso dizer mais? Talvez não, mas vou dizer. O final-surpresa, que funcionou tão bem em O Sexto Sentido, virou cacoete, ou como preferem os fãs, marca-registrada. Se Shyamalan não se achasse tão maravilhosamente genial, abriria mão dessa constante repetição de si mesmo. E talvez seus filmes fossem um pouco mais interessantes.

Outra prova de que o ego prejudica a carreira do rapaz é o seu filme mais recente, A Dama na Água. Adaptado de um livrinho infantil de autoria própria, o roteiro foi rejeitado pela Disney como algo que ninguém além dele mesmo ia querer ver. A Warner, ainda acreditando na marca Shyamalan, apostou no filme e deu com os burros n’água. Trata-se de um dos maiores fracassos do ano.

A cada filme, o diretor perde mais uma boa leva de fãs, mas tem aqueles que ainda resistem. Pra esse pessoal, eu sugiro fazer um exercício de abstração: imagine se O Sexto Sentido nunca tivesse existido. Você seria fã do cara assim mesmo?

Uma colega mandou por email o trailer de A Dama na Água, com o texto: “Trailer do último filme de M. Night Shyamalan.” Não resisti e mandei: “Tomara que seja o último mesmo.”

Um comentário:

Nilton Rodrigues disse...

Cara, que má vontade. Interessanre falar bem do Sexto Sentido para depois malhar o resto da filmografia do cara. Me pareceu aqueles psicopatas que só querem matar, mas primeiro tortura a vítima arrancando uma unha dela. Acho que tu entrou na tchurminha que antes de apagar as luzes do cinema já fala para o colega do lado "Olha aí, é o filme do Shyamalan. Fudeu!". Relax, man! O final surpresa é como os riffs em cavalgada do Iron Maiden, a mesma música do AC/DC em todo disco, a voz de tiozão do Cauby, ou seja, se não tiver isso, caiu a casa pro indiano.