quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Epidemia de cegueira no youtube.


- Sensacional essa entrevista do Stephen Colbert com o Paul McCartney, não?
- Bah, se tivesse Comedy Central no Brasil, eu assinava certo.

Será que se os executivos da famosa rede de TV por assinatura tivessem ouvido esse diálogo acontecido aqui na agência, eles teriam mandado o youtube tirar a entrevista do site no dia seguinte? O youtube está morrendo, porque com medo de processos milionários, atende a todos os pedidos de retirada de vídeos ou áudio que infringem direitos autorais. E realmente não dá pra condenar o site. O que me impressiona cada vez mais é a falta de visão dessas mega-corporações (redes de TV, gravadoras), que não percebem que essa veiculação informal só ajuda a despertar o interesse por seus produtos. É como se um anunciante pedisse para o youtube retirar seus comerciais do ar. No caso da Paramount Pictures, foi quase isso que aconteceu. O trailer do novo Transformers, que foi uma das atrações no valorizadíssimo break do Super Bowl, ganhou veiculação gratuita no youtube. E pediram para tirar do site. Um trailer! O comercial do filme! Até as produções caseiras que satirizam ou homenageiam músicas, filmes ou programas de TV servem como divulgadores gratuitos, despertando a curiosidade e a procura por mais. Como é que eu e você sabemos disso e eles não? Se alguém sabe dos motivos mercadológicos para esse tipo de atitude, comments por favor. Já a minha impressão é de que a era do controle acabou. Não adianta tentar ir contra. É hora de relaxar, gozar e lucrar com isso.

Nenhum comentário: