segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Os Coen acertaram. De novo.


Foi a primeira vez que eu continuei rindo enquanto os créditos finais já estavam passando há alguns minutos. Foi a primeira vez que eu tive que inclinar meu corpo pra frente pra rir com mais conforto, sem o risco de passar mal. Queime Depois de Ler é um dos filmes mais engraçados que eu já vi. E a explicação é fácil: poucas vezes se viu tantos talentos reunidos em uma comédia. A genialidade dos Coen na direção e no roteiro já não é novidade. Mas o elenco formado por gente como George Clooney, Frances McDormand, John Malkovich, Tilda Swinton e Brad Pitt transforma a coisa toda em covardia. Aqui não tem ninguém roubando a cena do outro. Ou melhor, todos roubam a cena quando aparecem. E ainda tem J.K. Simmons (o J.J. Jameson da série Spider-Man) em duas cenas antológicas. Queime Depois de Ler, à primeira vista, pode parecer uma crítica à idiotice generalizada de hoje em dia. Mas quem conhece o trabalho dos Coen sabe que no fundo eles têm simpatia pelos idiotas, sempre retratados com um pouco de carinho e compreensão. A única coisa que me impediu de achar esse filme uma obra-prima é que no dia anterior eu tinha revisto Miller's Crossing. E se tem um tipo de filme que os Coen fazem melhor que comédia, são os filmes sérios.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá

Fui assistir o filme na 32a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e confesso que tive a mesma sensação que síncope de risadas! Um excelente filme. Viva o humor negro e sarcástico dos Coen!

beijocas

Mari